Fenômeno da detonação

fenomeno da detonação, detonação, BE-Fuelsaver, economizar combustivel, gasolina

O fenômeno da detonação e a pré-ignição são dois problemas que afetam o funcionamento do motor e devem ser corrigidos, para não comprometer a sua vida útil e evitar o consumo exagerado de combustível, a perda de potência e a alta emissão de poluentes na atmosfera.

A pré-ignição é um fenômeno causado por vários motivos. Um deles é o surgimento de depósitos de carvão na parte superior do pistão e na parede do cilindro. Esse carvão fica incandescente, fazendo com que a mistura de ar e combustível exploda fora do terceiro tempo no ciclo do motor. Esta explosão pode acontecer no segundo tempo, quando o pistão sobe, comprimindo a mistura, gerando pressão e aumentando a temperatura dos gases, junto com a brasa do carvão, fazendo a mistura explodir antes do tempo. Outros fatores que provocam a pré-ignição são os pontos quentes na câmara de combustão, velas excessivamente quentes e combustível adulterado, gerando muito resíduo de carvão. O PINOX elimina os resíduos de sujeira no motor, economizando na manutenção e impedindo a pré-ignição.

O fenômeno da detonação também acontece dentro do cilindro e é muito parecido com a pré-ignição, provocado principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem, fazendo a mistura explodir antes do tempo. Mistura pobre, não homogeneidade e ignição adiantada também provocam o fenômeno da detonação. Um fator, que provoca a detonação espontânea dentro do cilindro, é a alta taxa de compressão nos motores modernos. Para extrair maior potência dos motores, a câmara de combustão está cada vez menor, elevando a taxa de compressão a altos níveis e contribuindo, junto com os outros fatores citados anteriormente, para o efeito da detonação. As consequências deste fenômeno termodinâmico, podem variar de ruins a catastróficas. Engenheiros desenvolveram muitas tecnologias para identificar e evitar detonações e, atualmente, quase todos os motores novos têm sistemas de combate ao fenômeno.

Além da conservação de características equilibradas do motor, através de manutenção regular e, se for o caso, uma preparação feita com critério, a detonação pode ser prevenida tomando alguns cuidados. Deve-se evitar a aceleração a fundo, em baixas rotações, sempre que houver maior risco, como ao subir uma serra litorânea (a maior pressão atmosférica e a temperatura elevada são fatores agravantes); procurar abastecer em postos mais confiáveis, evitando promoções “milagrosas”, que possam indicar adulteração do combustível; e, caso a detonação seja constatada, dirigir o veículo sem maiores esforços até submetê-lo a uma inspeção por um mecânico capacitado.



A octanagem é definida como um índice de detonação de um determinado combustível comparado com a detonação de um combustível de referência formado por uma mistura de n-heptano (C7H16), como referência de octanagem zero (0) e o 2-2-4-trimetil pentano (iso-octano) como referência cem (100). Por exemplo, um combustível de octanagem 85 indica que esse produto tem a mesma tendência de detonar no motor padrão de testes sob as mesmas condições de uma mistura de combustível formada por 85% de iso-octano e 15% de n-heptano. Há combustíveis, tais como gasolina de competição usada na Formula 1 e o etanol que possuem número de octanagem acima de 100. O etanol, por exemplo, possui número igual a 110. Para determinar esses valores, são usados outros combustíveis de referência que atingem 120 de octanagem. Combustíveis de alta octanagem previnem detonações “fora-de-hora” e os combustíveis baratos e de baixa octanagem as facilita. Nos veículos de competição, a vulnerabilidade a detonações é maior por conta da proximidade aos limites do motor.

E agora a boa noticia:
O PINOX pode eliminar o fenômeno da detonação e aumentar a vida útil do seu motor.

Leia também "Como funciona" o PINOX (BE-FUELSAVER)

Um antigo Porsche 911, que necessitava usar gasolina de octanagem 98, para evitar o fenômeno da detonação, ao instalar o PINOX, agora anda com gasolina de octanagem 88.

 

 

 

 

pinox, be-fuelsaver, fuelsaver, economizar, combustivel, diesel, gasolina, economizador de, economia, carro, carros, motor, torque, potencia, aumentar, diminuir, como posso, consumo, consumo de, economizar combustível, dinheiro, poupar

 

Use o PINOX (BE-FUELSAVER) e Economize combustível - Economize dinheiro - Proteja o meio ambiente e ande com o motor mais potente!

 

 

 

 

Pinox, BE-Fuelsaver, BE Fuelsaver, BEFuelsaver, Fuelsaver, Fuel saver, Economizador de combustivel, economizar combustivel, diesel, gasolina